segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Definição de Motores

Motor é um dispositivo que converte qualquer forma de energia em trabalho mecânico, de forma a impelir movimento a uma máquina ou veículo.


O motor de combustão transforma energia térmica (calorífica) em trabalho mecânico (energia mecânica).


Esquema dos requisitos de um motor para produção de trabalho



Quanto ao tipo de combustão, os motores podem ser:

Combustão externa: Estes tipos de motores são aqueles onde a queima de combustível ocorre fora do motor. O motor a vapor é um exemplo típico.
Nesse caso, a queima do combustível ocorre externamente para o aquecimento da caldeira, que produz o vapor que movimenta os pistões do motor. Como por exemplo uma locomotiva a vapor.


 
Motor a combustão externa


Combustão interna: Os motores a combustão interna são aqueles em que o combustível é queimado internamente.
Um mecanismo constituído por pistão, biela e virabrequim é que transforma a energia térmica (calorífica) em energia mecânica.

O movimento alternativo (vai e vem) do pistão dentro do cilindro é transformado em movimento rotativo através da biela e do virabrequim. 


Motor a combustão interna


domingo, 10 de janeiro de 2016

História do Motor a Combustão Interna


A teoria básica dos motores à combustão interna de dois tempos foi constituída pelo francês Nicolas Léonard Sadi Carnot em 1824, enquanto o americano Samuel Morey desenvolveu a patente do primeiro motor à combustão interna a vapor no ano de 1826.

O primeiro motor a combustão interna foi construído pelo Engenheiro belga Jean Joseph Étienne Lenoir, por volta de 1860, a máquina de gás de Lenoir é considerada a primeira máquina de combustão interna executável, usando uma mistura de gás iluminado e ar no ciclo do motor. O movimento do pistão sugava a mistura de gás para o cilindro onde ele era aceso com uma faísca elétrica. A explosão movia o pistão para trás. No caminho, os gases de combustão eram expulsos enquanto que do outro lado do pistão, a indução e o processo de trabalho era repetido. A potência deste motor era muito pequena, alcançando apenas 1 cavalo-vapor.

  
  

           Joseph Étienne Lenoir 





Máquina de Lenoir


Em 1867, o alemão Nicolaus August Otto desenvolveu um motor melhor, o chamado motor atmosférico livre de pistão. O motor foi premiado com a medalha de ouro na Feira Mundial de Paris de 1867 apesar de fazer barulho enquanto operava. O fato decisivo foi que seu consumo de combustível era cerca de 60% mais favorável do que os motores produzidos por outros fabricantes.

Na primavera de 1876, unindo esforços com Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, desenvolveram o “motor Otto”. Este era um motor a gás de quatro-tempos com carga compressa que inicialmente era movido com a ajuda de uma chama de gás como uma fonte externa de ignição. Logo após o fim do movimento do pistão durante a fase de compressão, a chama era introduzida no cilindro onde ela acendia a mistura de combustível e ar, sendo possível apenas a utilização de combustíveis gasosos.

O princípio básico era e continua sendo simples: o combustível é sugado, compresso e então entra em combustão. No quarto tempo, os gases de combustão são expelidos. 

Em pouco tempo o novo motor de Otto foi desenvolvido por Maybach ficando pronto para produção em série, sendo introduzido no mercado sob o nome de “Deutzer A-motor” com um motor de aproximadamente 3 cavalo-vapor. Em seguida, a potência do motor pôde ser elevada em 5 cavalo-vapor.

Em 1883, Otto finalmente construiu um motor que também usava petróleo.

   
           Nicolaus August Otto


Em 1886, o alemão Karl Friedrich Michael Benz patenteara o primeiro motor boxer, movido a gasolina e com cilindros opostos horizontalmente. Karl Benz também apresentou ao mundo o primeiro carro. O carro era basicamente formado por três pneus cujo tamanho era de um pneu de bicicleta, com o motor na traseira, uma tábua de madeira usada como chassi, apenas um banco e o volante, que era uma manivela. Este carro atingia a velocidade máxima de 8 Km/h.




Karl Friedrich Michael Benz

 



O primeiro carro criado por karl Benz


Em 1893, o engenheiro alemão Rudolf Christian Karl Diesel idealizou um dos mais importantes sistemas mecânicos da história da humanidade. Rudolf Diesel elaborou um motor a combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química, um fenômeno natural, que acontece quando o óleo é injetado num recipiente com oxigênio, causando uma explosão ao misturar-se. Este motor, que Diesel denominou “motor térmico racional”, acabou ficando conhecido como motor Diesel.



Rudolf Christian Karl Diesel


Os motores modernos são derivados dos construídos por Otto e Diesel e as características básicas dos mesmos são as seguintes:
a) Motores de ciclo Otto: utilizam combustível de baixa volatilidade, como a gasolina e o álcool. Para ignição necessitam de centelha produzida pelo sistema elétrico.
b) Motores de ciclo Diesel: utilizam como combustível o óleo diesel. A inflamação do combustível injetado sob pressão na câmara de combustão ocorre pela compressão de ar e consequente elevação da temperatura.